2014

A décima segunda edição do Gran Finale – Festival Nacional de Corais Infantis e Jovens 2014 aconteceu num clima de grande emoção e contou com a participação de 22 corais, formados por 430 crianças e jovens das mais diferentes condições sociais e religiões que brilharam no palco do Teatro Bradesco no último dia 29 de setembro, sob a batuta do renomado maestro norte-americano Henry Leck da Butler University/Indianápolis/EUA.

A abertura do Concerto ficou com o Coral Jovem que cantou Haendel, uma dança romena e peças interessantes de outros países e brilhou com Sina de Djavan, com percussão corporal. Em seguida o Coral Infantil apresentou também um repertório variado, passando por Vivaldi, músicas folclóricas e em outras línguas. A diretora cênica Patricia Costa do Rio de Janeiro colocou muito movimento em cena e tornou o concerto vibrante e criativo.

Um total de 10 corais com 180 vozes, formados por crianças e jovens de comunidades menos favorecidas atendidas por projetos sociais receberam uma bolsa incentivo para participarem do Festival.

Os Concertos em 2 sessões bateram recorde de público de todas as edições anteriores:

Concerto duas sessões 17h30 e 20h15
Total de público: 2.410

O Festival contou o patrocínio da empresa TKM, através do PROAC – ICMS, com o apoio da UNESP – IA – Universidade Estadual Paulista /Instituto de Artes /SP, Abemúsica – Associação Brasileira de Música, ARCI – Associação de Regentes de Corais Infantis, Pianos Fritz Dobbert, Perrotti e Barrueco Advogados, CCBC – Câmera de Comércio Canadá, Espaço Cultural de Artes, Gráfica Hertha, Etoile Hotels, Restaurante Rascal, Churrascaria Vento Haragano e Pizzeria 1900.

Como complemento do Gran Finale aconteceu um workshop com o maestro convidado e com a diretora cênica Patricia Costa/RJ, que contou com a presença de 93 regentes e estudantes de música das 5 regiões do país, vindos de 11 estados: Alagoas, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

“Um importante diferencial do workshop é o fato de possibilitar que os regentes participantes assistam aos ensaios e observem bem de perto as técnicas utilizadas pelo nosso convidado”, explica Lilia Valente, diretora artística do Festival.

Ponto alto do workshop deste ano foi MESA REDONDA com a participação dos renomados Maestros:

Maestro Henry Leck Butler University/EUA.

Parcival Módolo /SÃO PAULO/Universidade Mackenzie

Lilia Valente SÃO PAULO/SP

Marisa Fonterrada UNESP/SP

Patrícia Costa Rio de Janeiro UFRJ/RJ

Coordenadora: Tânia Bertassoli SÃO PAULO/SP

Numa a rápida retrospectiva, lembramos que nessas doze edições, reunimos 274 corais, 5.108 crianças e jovens, 1.176 regentes de mais de 15 estados do Brasil para o workshop. Recebemos um público para os concertos de 19.410 pessoas.

Resultado da pesquisa de opinião, considerando que 5 é a nota máxima – excelente e 4 muito bom.

Média geral do Gran Finale = 4,5

Média dos palestrantes convidados = 4,8

Média geral do Gran Finale pelos coralistas = 4,6