2013

Os sons das 450 vozes no Concerto Gran Finale ainda ecoam em nossos ouvidos e nossos corações!!! A décima primeira edição do Gran Finale – Festival Nacional de Corais Infantis e Jovens 2013 reuniu 26 corais, com crianças e jovens das mais diferentes condições sociais e religiões que subiram ao palco do Memorial da América Latina no último dia 19 de maio, sob a batuta do renomado Maestro norte-americano Dr. Tim Brimmer da Butler /Indianápolis/EUA, acompanhado do pianista Nathan Perry, também da Butler.

Vozes vindas do Espírito Santo, Minas Gerais, passando por São Paulo – uniram-se em dois grandes corais e encantaram a plateia de 1.610 pessoas no Memorial, com um repertório variado, cantado em várias línguas, músicas folclóricas e até sucessos do Rock – Somebody to Love – do famoso grupo Queen. O repertório contou também com um arranjo do brasileiro Cezar Elbert em homenagem ao centenário do grande Luiz Gonzaga. Mais de 200 vozes, formados por crianças e jovens de comunidades menos favorecidas atendidas por projetos sociais receberam uma bolsa incentivo para participarem do Festival.

Ponto alto desta edição foi a participação da regente Patrícia Costa /RJ na direção cênica que colocou todos em movimento com muito swing e energia.

Outro ponto alto foi a vinda do Grupo vocal Jordan Jazz, da Butler University/EUA., sob a direção do nosso convidado, que nos brindou com um magnífico concerto no dia 18, sábado, também no Memorial da América Latina. O grupo Vozes do Amanhã, sob regência de Lilia Valente, diretora artística do Gran Finale teve a honra de abrir o concerto, acompanhados dos pianistas Maíra Ferreira e Thiago Sivila e do baterista Kesley Oliveira dos Reis.

O workshop na Universidade Cruzeiro do Sul, sob a coordenação da Mirian M. Ytsunomiya, emitiu certificado como “Curso de Extensão Universitária” e também contou coma participação do Jordan jazz.

Ponto alto do workshop foi a realização de uma mesa redonda com a participação de nomes de grande destaque no cenário musical:

Maestro Dr. Tim Brimmer Butler University/EUA.
Abel Rocha UNESP/SP
Marisa Fonterrada UNESP/SP
Marco Antonio da Silva Ramos USP/SP
Patrícia Costa Rio de Janeiro UFRJ/RJ
Lilia Valente São Paulo/SP
Coordenadora: Mirian M. Utsunomiya –Universidade Cruzeiro do Sul/SP