2012

A décima edição Gran Finale aconteceu num clima de grande emoção e comemoração e foi marcada por números recordes de participantes e público: mais de 550 crianças e jovens das mais diferentes condições sociais, vindas do Amazonas a Santa Catarina, passando por Minas Gerais , uniram -se em dois grandes corais, e foram aplaudidas por uma platéia de mais de 2.400 pessoas no Auditório Simon Bolívar, no Memorial, da América Latinaem São Paulo.no último dia 27 de maio,  sob a batuta do renomado maestro norte-americano Henry Leck, da Butler University /Indianápolis/EUA.

A abertura do concerto ficou a cargo do Coral Jovem,com mais de 100 coralistas, que apresentaram um repertório variado com clássicos do Jazz norte americano , canção africana , em latim e uma peça brasileira de Dorival Caymmi, “Canção da Partida”, com arranjo do brasileiro Cezar Elbert, especialmente encomendado para o Gran Finale.

Na segunda parte o grande Coral Infantil ,composto por mais de 450 crianças, iniciou com o Laudamus Te da Missaem Dó Menorde Mozart, acompanhado por flauta transversal, em seguida cantaram canções folclóricas em várias línguas :Hebraico, inglês, uma canção africana, uma composição do brasileiro Cezar Elbert, Agnus Dei, até chegar aos sucessos da MPB. – um espetacular arranjo de sambas brasileiros, feito por ele, também especialmente para o Gran Finale.

Um ponto de destaque da comemoração da décima edição foi à participação do Vozes do Brasil – Coro Representativo do Gran Finale Festival- previamente selecionado, no Festival Anual no Teatro Carnegie Hall em Nova York ,no último dia 15 de abril . Nosso grupo, formado por 24 crianças e jovens de 4 corais, marcou presença no Festival levando sua música, seu ritmo, seu balanço e contagiou as crianças americanas e canadenses, com ajuda também da coreografia, montada com a colaboração da regente Lilia Valente, a convite do Maestro Leck.

Como complemento do Gran Finale aconteceu um Workshop com o maestro convidado e com o diretor cênico Reynaldo Puebla que contou com a presença de, 166 regentes e estudantes de música  das 5 regiões do país.

PONTO ALTO 1: nesta 10ª edição novamente o workshop foi Curso de Extensão Universitária com certificado fornecido pela Universidade Cruzeiro do Sul, parceira do Festival.

PONTO ALTO 2: participação de 40 crianças como Coral laboratório para que os participantes do Workshop pudessem reger observados pelo Maestro convidado e fossem corrigidos. Esta atividade não acontece com regularidade aqui no Brasil ,especialmente para regentes de Coral Infantil e Jovem, portanto, uma oportunidade única e muito rica para todos os regentes presentes.

PONTO ALTO 3: Todos os inscritos puderam acompanhar os dois dias de ensaios do Coral Infantil e do Coral Jovem com o Maestro e observar as técnicas utilizadas por ele com os coralistas, o que sem dúvida enriqueceu o Workshop e é um grande diferencial do Gran Finale.

PONTO ALTO 4: a pianista desta edição, Maíra Ferreira, acaba de receber uma bolsa de estudos para o Curso de mestrado em regência com o Maestro convidado,Henry Leck, na Butler University,oportunidade esta surgida na 9ª edição do Gran Finale.

Numa rápida retrospectiva, lembramos que nessas dez edições, reunimos 226 corais, 4.250 crianças e mais de 950 regentes de mais de 15 estados do Brasil para o workshop. Recebemos um público para os concertos de mais de 15.400 pessoas.

Resultado da pesquisa de opinião, considerando que 5 é a nota máxima –excelente .

Média geral do Gran Finale = 4,5

Média dos Professores convidados = 4,7

Média geral do Gran Finale pelos coralistas = 4,5