↑ Voltar a Edições anteriores

2011

2011 / 2010 / 2008 / 2007 / 2006 / 2005 / 2004 / 2003 / 2002

Texto Alternativo

Legenda

A nona edição Gran Finale – Festival Nacional de Corais aconteceu num clima de grande emoção. Cerca de 500 crianças e jovens de diversas regiões do Brasil e das mais diferentes condições sociais subiram juntas ao palco do Memorial da América Latina e desfilaram técnica e qualidade musical sob a batuta do renomado maestro norte-americano Dr. Tim Brimmer, da Butler University/Indianápolis.
“Foi uma experiência inesquecível. As crianças e os jovens das mais diferentes idades e classes sociais juntas foram conduzidas por um maestro internacional, tendo como única forma possível de comunicação a própria música. E a interação foi a melhor possível. O maestro Dr. Tim Brimmer com a sua simpatia e entusiasmo comandou o espetáculo. Emocionou o público, os regentes e a todos que contribuem durante todo o ano”, afirma Lilia Valente, a idealizadora e diretora artística do festival.
Vozes infantis de corais de colégios tradicionais de São Paulo, como Rio Branco e Santa Marcelina se uniram a vozes de corais formados por crianças e jovens de comunidades menos favorecidas atendidas por projetos sociais e a vozes de pequenos com sotaques de Minas Gerais e de Florianópolis em um repertório variado, que vai desde clássicos da música erudita até chegar aos sucessos da MPB.O repertório contou também com 2 composições do brasileiro Cezar Elbert e um espetacular arranjo de chorinhos brasileiros, feito por ele especialmente para o Gran Finale.

Texto alternativo

Legenda

Corais Jovens (de 16 a 21 anos)
Número de Corais: 9
Coralistas: 140

Corais Infantis (de 8 a 15 anos)
Número de Corais: 22
Coralistas : 370

Total: 31 corais e 510 coralistas

Texto alternativo

Legenda

Bolsa incentivo (corais de comunidade de baixa renda)
Número de Corais : 14
Total de bolsistas: 220

Concerto duas sessões 10h e ás 12hs
Total de público : 2.060
Total de ingressos gratuitos : 809

Texto alternativo

Legenda

As duas sessões do concerto, uma às 10h e outra às 12h, tiveram um público de 2.060 pessoas.

Texto alternativo

Legenda

O evento, que contou com o patrocínio da Tetra Pak e apoio da Universidade Cruzeiro do Sul, Associação Brasileira de Música (Abemúsica), Fritz Dobbert e do Espaço Cultural de Artes, Dinho’s, gráfica Hertha, Rascal e Pizzeria 1900. E ainda com a participação do pianista Paulo Castro que acaba de concluir mestrado,como bolsista,na Butler University,oportunidade esta surgida na 8ª edição do Gran Finale.

Texto alternativo

Legenda

Como complemento do Gran Finale aconteceu um workshop com o maestro convidado e com o diretor cênico Reynaldo Puebla que contou com a presença de:

141 regentes e estudantes de música das 5 regiões do país.

12 estados do Brasil ,Amazonas, Alagoas,Pernambuco,Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná,Santa Catarina, Espírito Santo e São Paulo.

Um importante diferencial do workshop é o fato de possibilitar que os regentes que participam assistam aos ensaios e observem bem de perto as técnicas utilizadas pelo nosso convidado”, explica Valente.

Texto alternativo

Legenda

Numa rápida retrospectiva, lembramos que nessas nove edições, reunimos 192 corais, 3.660 crianças e 791 regentes de mais de 15 estados do Brasil para o workshop.Recebemos um público para os concertos de mais de 13 mil pessoas.

Resultado da pesquisa de opinião, considerando que 5 é a nota máxima –excelente .

Média geral do Gran Finale = 4,4
Média dos palestrantes convidados = 4,8
Média geral do Gran Finale pelos coralistas = 4,8