Lilia Valente

Formada em Comunicação Social, pela PUCCAMP, Licenciatura Plena em Música, pela FAP-ARTE e Pós-Graduação em Eventos -Produção no SENAC/SP.

Iniciou sua carreira como assistente do Maestro Teruo Yoshida com o Coral Pró- Música em Itu.Coordenou durante 20 anos o curso de Iniciação Musical do Conservatório Mº de Salto /SP e foi fundadora e regente do Coral Infantil de Salto por 15 anos.Trabalhou durante 18 anos na Escola de Musica do Estado de São Paulo-EMESP (antiga ULM Universidade Livre de Música),como regente/fundadora do Coral Infantil Tom Jobim,e da disciplina Prática Coral. Recentemente trabalhou como regente de coral no Instituto Bacarrelli.

No exterior especializou-se no Instituto ORFF, em Salzburgo, Áustria, e na Butler University, de Indianápolis – EUA-(1998 e 2006) com o Maestro Henry Leck, um dos maiores nomes da atualidade no mundo,onde acompanhou as atividades dos diversos grupos que compõe a Indianápolis Children’s Choir com mais de 3.000 coralistas

Como Presidente da ARCI– Associação de Regentes de Corais Infantis,entidade que presidiu em dois mandatos de 1997 a 2000 organizou:

  • Oficinas de treinamento para Regentes -16 oficinas com temas de interesse dos regentes;
  • Encontros de Corais Infantis com os seguintes temas: “O Trem da Alegria”-97; “Salvem os Oceanos” -98; “Canta criança, Brasil 500 anos” -99 e Ciranda CirandArci, cantorias e batuques do Brasil “-2000. Participaram cerca de 1000 crianças e 25 coros em cada edição num total de 4.000 crianças de 100 corais.
  • 1º Convenção da ARCI e 1º Mostra Vocal em Serra Negra SP, com a participação de 17 Corais adultos e infantis e profissionais de destaque no cenário nacional.
  • 2 ºConvenção da ARCI e 1º Festival ARCI de Corais em Itu SP, com a participação de 12 Corais adultos juvenis e infantis e profissionais de destaque.
  • Em 1999 produziu o Curso Internacional de Regência com Maestro Henry Leck (EUA) em parceria com o Instituto Mackenzie/São Paulo com a presença do ICC- Indianápolis Chlidren’s Choir dos E.U.A.
  • Coral Vozes da ARCI – Associação de Regentes de Corais Infantis –1999/ 2002, coro representativo de crianças integrantes de mais de 40 coros de regentes filiados a ARCI, num total de 330 crianças.

Em 2001, a regente Lilia Valente, participou com o Coral VOZES DA ARCI-ASSOCIAÇÃO DE REGENTES DE CORAIS INFANTIS do 11º Festival Anual de Corais Infantis no Teatro Carnegie Hall de Nova York/EUA., e no ano seguinte trouxe o festival para o Brasil, assim como o maestro norte americano ,titular do festival em Nova York. “Fiquei encantada com o formato do festival ,a organização,a riqueza do repertório e já saí de Nova York com a data para realizá-lo em 2002 no Brasil na agenda do maestro”,conta a diretora artística do Festival. Em 2013 o Gran Finale –Festival Nacional de Corais Infantis e Jovens está na sua 11ª  edição.

E para comemorar a 10ª edição do Gran Finale em 2012, retorna ao festival do Carnegie Hall- Nova York como regente do Vozes do Brasil, grupo formado por 24 coralistas e que foi selecionado para participar.

Empenha-se na difusão do canto coral e organizou o “Projeto Caixa Coral”, da Caixa Econômica Federal (97 e 98), em São Paulo, 14 edições do Encontro Anual de Corais Infantis, da Prefeitura de Salto, e é sócia proprietária da Pró- Coral .Em 2009 produziu o CORAL 400 VOZES NOS 400 ANOS DE ITU/SP,coral comemorativo aos 400 anos de fundação da sua cidade natal-Itu, que envolveu 400 crianças de 13 escolas municipais e particulares da cidade de Itu/SP.

Ministra a Oficina Coral Infantil – Primeiros Passos, que acontece anualmente desde 2003 estando na sua oitava edição, direcionada para regentes iniciantes e fornece subsídios para os que iniciam ou pretendem iniciar um trabalho com coral infantil.

Atualmente é professora de música da Escola Jardins e regente dos corais da Ong Aprocima, e do grupo infanto-juvenil independente “Vozes do Amanhã”.