»

Direção Cênica e Cenografia

João Malatian

João Malatian é diretor cênico de espetáculos musicais com longa parceria com o Theatro Municipal de São Paulo, onde ingressou como cantor do Coral Paulistano e onde passou a atuar posteriormente como diretor cênico residente. Desde 2005, integra a diretoria artística desse Theatro. Formado pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e pela Faculdade de Artes Santa Marcelina, como bolsista da Fundação Calouste Goulbenkian, fez estágio em direção de ópera na English National Opera no ano 2000, com o suporte da Fundação Vitae.

Seus trabalhos como diretor se destacam pela variedade de repertório e formato, transitando com desenvoltura desde as óperas barrôcas (L’Orfeo de C. Monteverdi e Arianna de B. Marcello) até obras contemporâneas (LabORAtório de Flo Menezes) passando por títulos do repertório tradiconal (Bodas de Fígaro de W. A. Mozart e Il Guarany de A. C. Gomes) e também títulos menos conhecidos ou encenados no Brasil (Le Villi de G. Puccini e Porgy and Bess de G. Gershwin). Se destacam também Carmina Burana no SESC de São José dos Campos em 2010 e a produção ao ar livre de Pagliacci de R. Leoncavallo na Virada Cultural de 2011.

Desde 1996 participa ativamente dos projetos do Theatro Municipal voltados ao público infantil, dirigindo os espetáculos didáticos especialmente criados para as crianças em idade escolar (O que é uma ópera, Almanaque Musical). Em 2007 dirigiu Se essa rua fosse minha… com o Coral Infanto-Juvenil da Escola Municipal de Música dentro do projeto Municipal para Crianças.

Neste ano de 2017, escreveu o roteiro e dirigiu o espetáculo João de Barro para Crianças dentro do projeto Meu primeiro Municipal.